terça-feira, 18 de maio de 2010

Sobre o futebol

Constantemente me pergunto o que leva um sujeito a destinar aproximadamente duas horas de algum dia de sua corrida semana para se prostrar diante de um aparelho televisor e assistir, geralmente tendo sua tradicional cerveja a tiracolo, um jogo de futebol.
Este esporte une pobres e ricos, desde o homem mais humilde até o Presidente, causa debates em rodas de amigos e mesas de bar de norte a sul do país e quiçá do mundo. É muito interessante perceber que as pessoas em geral trocam de cônjuge, de religião, mas não mudam de time de forma alguma.
Enfim, o futebol é paixão nacional sim, está no DNA de todo brasileiro, gostando ele ou não disso. Os psicólogos ainda tentam explicar de onde vem essa enigmática paixão. Será que Freud explica?

3 comentários:

  1. freud não explica mesmo..rs...Eu mesma me faço essa pergunta constantemente, pq a gente não se contenta am 'apenas' torcer, a gente sofre né? No meu caso sofre horrores..rs. Legal de comentar tb é que com achegada da COPA do Mundo, até osque raramente torcem, os que não curtem futebol( pq paasmem, eles existem..rs.) passam a gostar e atorcer. E nós os brasileiros, ficamos ainda mais unidos e discutimos ainda mais tb e sofremos muito mais tb..rs..Enfim, se freud não explica a paixão pelo futebol, explicaria menos ainda, essa comoção brasileira com relação acopa do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Futebol é um dos grandes e mais democráticos prazeres do brasileiro (e das brasileiras tb e cada vez mais). É relativamente barato, e faz com que vc se sinta inserido em algo social maior. Um fenômeno interessante de ser estudado, deveras ^^

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhh Adorei! Pow, eu AMO futebol sabe... Acho o esporte de forma geral algo insubistituível na vida de qq pessoa. qd criança eu curtia MTO corrifa de F1, mas depois q o SENNA nos deixou... Só me sobrou o MENGÃO mesmo! hehehe
    Abs! \o/

    ResponderExcluir