quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A polêmica da unificação dos títulos

Este é um dos assuntos mais polêmicos do futebol brasileiro nos últimos anos e tem alimentado discussões de mesas de bar, programas de TV e na rede mundial de computadores em geral. Eu, humildemente também quero contribuir um pouco nessa questão com esse post.

Para começar trago algumas informações que julguei relevantes, mesmo retiradas do Wikipedia, um site não lá muito confiável:

1)O primeiro Torneio Roberto Gomes Pedrosa, em 1967 não tinha participantes do Nordeste.

2)Santos e Palmeiras abandonaram a Taça Brasil de 1968 sem disputar nenhum jogo, por conta do atraso do início da competição.

3)A Taça Brasil de 1968 acabou só terminando em 1969 devido à diversas confusões, entre elas a acima descrita e a ocorrida entre o Botafogo(que acabou se sagrando campeão) e o Metropol, que hoje é apenas um clube amador de Santa Catarina.

A primeira informação demonstra o caráter "nacional" desse suposto precursor do campeonato brasileiro. O primeiro Robertão foi organizado pelas federações paulista e carioca e portanto tinha mais equipes desses estados. A possibilidade de o campeão ser desses estados era grande. E assim se fez: Palmeiras campeão.

No ano seguinte, a organização ficou a cargo da CBD, organização que precedeu a CBF, entidade essa que já era confusa desde as suas origens.

As duas outras informações fazem alusão ao grau de desorganização que era a Taça Brasil. Comparar esses campeonatos ao Brasileiro é no mínimo uma incoerência(termo este que ficou na moda).

Não estou querendo desmerecer as conquistas dos clubes que ganharam estes campeonatos, mas os mesmos não eram campeonato brasileiro, em minha humilde opinião.

A decisão da CBF de unificar os títulos abre um precedente muito perigoso, o que pode gerar muita confusão nos próximos anos. Quer dizer, já gerou.

A Portuguesa agora reivindica que os títulos dos Torneios Rio-São Paulo de 52 e 55 sejam considerados campeonatos brasileiro

O Grêmio Maringá reivindica que os título do Torneio dos Campeões de 1969 também seja oficializado como Brasileiro.

O. América-RJ ainda não se manifestou, mas deve reivindicar que o título da Copa dos Campeões de 1982 também seja visto como Campeonato Brasileiro.

O Coritiba também deseja que o Torneio do Povo de 1973 também seja reconhecido como Campeonato Brasileiro.

Temos ainda o Flamengo com o já famoso caso da Copa União de 1987

E agora o Santos, um dos maiores beneficiados com a decisão da CBF, quer a ajuda da mesma para que a entidade maior do futebol brasileiro intervenha junto a FIFA para que seja reconhecido como título mundial a Recopa de 1968.

A confusão está lançada. Se a moda pega, os campeões da antiga Copa Conmebol também poderão reinvidicar que este título seja unificado à Libertadores e assim por diante...

Tem algum título da década de 1920 pra unificar?

OBS: Perguntar não ofende: Taça Brasil e Robertão tinham rebaixamento? 

3 comentários:

  1. Q post ótimo Re, acabei de tomar uma aula e agora to mais por dentro dessa confusão toda...Obrigada, beijos te amo.

    ResponderExcluir
  2. O ponto positivo disso tudo é a gente poder disseminar a história. Belo post.
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. opa, Obrigado pelos comentários. Como disse: a confusão está lançada...

    ResponderExcluir