terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Bastidores do futebol - parte 1

Uma coisa que acho muito interessante no futebol, especialmente o brasileiro são os mascotes e as alcunhas(apelidos) dos times. Percebo que ultimamente a maioria dos clubes não dão muita importância aos primeiros e não exaltam tanto os segundos.

Me dei ao trabalho de entrar no site dos 20 clubes da série A para verificar se há alguma alusão aos mascotes e às alcunhas e se há alguma informação relativa à história de ambos. Para não ficar uma leitura muito maçante vou dividir essa postagem em quatro partes. Eis aqui a primeira:

América-MG
Mascote: Coelho
Alcunha: Idem
Existe a imagem de um Coelho na capa do site e segundo o mesmo site oficial o fato de o mascote do time ser um Coelho diz respeito ao fato de ser um animal rápido e sagaz. E ainda segundo o site, os 3 mascotes dos principais times de Minas(América, Cruzeiro, Atlético) foram desenvolvidos pela mesma pessoa, o cartunista, Fernando Pierucetti(o Mangabeira), numa encomenda do jornal "Folha de Minas" em 1943.

Atlético-GO
Mascote: Dragão
Alcunha: Idem
Na capa do site não há nenhuma referência clara ao "Dragão", símbolo da equipe, assim como no próprio site. Logo fica a pergunta: qual o motivo de o "Dragão" ser mascote/alcunha do Atlético-GO?

Atlético-MG
Mascote:Galo
Alcunha: Idem
Na capa o site não há a imagem de um "galo", mas há algumas referências como "Galo TV" por exemplo. Assim como eu suspeitava, o Galo é o mascote do Atlético por conta das brigas de galo, pois existia na década de 30 um galo carijó, imbatível nas rinhas de galo na época. Assim, o cartunista Mangabeira fez a charge imaginando que o Atlético era um time forte e vingador, tal qual o galo carijó em questão.

Agora eu pergunto: hoje em dia não seria politicamente incorreto ter um galo como mascote, sabendo-se que o mesmo faz alusão às brigas de galo?

Atlético-PR
Mascote: não tem
Alcunha: Furacão
Na capa do site há referências ao "Furacão", como é conhecido o time, porém não com imagens, o que é mais correto. Não consegui encontrar no site oficial alguma coisa sobre a história do time ser conhecido como "Furacão". Entretanto, já ouvi essa história. Foi no final da década de 40 em que o Atlético tinha um time arrasador e a imprensa local passou a se referir assim ao time e o apelido pegou.

Avaí
Mascote: Leão
Alcunha: Leão da Ilha
Na capa do site há pequenos leões e há também uma página em que conta a história do mascote. Reproduzo aqui na íntegra o que está lá: 

"Quando ainda jogávamos no nosso antigo estádio Adolfo Konder, lá na década de 50, um narrador de rádio chamou o time de “leão” pela bravura e raça que mostramos ao vencer o clássico da cidade contra o Figueirense. E como somos o único time de Florianópolis, ficou fácil ficar conhecido como Leão da Ilha."

Numa próxima oportunidade volto com a história dos símbolos de outros clubes, até lá.

2 comentários:

  1. Grande Renan,

    Muito bacana o levantamento e o estudo realizado.
    Realmente, no Brasil, não há muita dedicação das equipes em relação a isso.
    Na verdade, tudo aquilo que não promove o enriquecimento dos times é desdenhado por eles.
    Acompanho o futebol porque gosto. Mas é frustrante ver toda essa sujeira que é disseminada pela CBF nos bastidores.
    Atualmente não sofro mais com a derrota do meu time. Foi o tempo em que isso ocorria. Hoje, deito e durmo. Afinal, nós, amantes do futebol, nada auferimos com isso.

    Forte abraço, garoto.
    Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Marcelo, hoje em dia nem me vejo mais como "torcedor", pois este é deveras desrespeitado. Claro que gosto de futebol, mas não vou ficar sofrendo e me descabelando por aquele que não está "nem aí" para mim e outros torcedores...

    ResponderExcluir