terça-feira, 15 de março de 2011

Bastidores do Futebol - parte 2

Bahia

Mascote: acredite, Super-homem
Alcunha: Tricolor(esquadrão) de aço

Na capa do site não há nenhuma referência ao mascote. No entanto, em outras partes do site há referencias ao "Esquadrão", no entanto, não ao Super-homem. O fato do mascote do Bahia ser o super-homem diz respeito ao fato do time ser o esquadrão de aço e logo tem que ter o homem de aço como mascote. Não me convenceu, mas...

Botafogo

Mascote: Manequinho(?); Cão(Biriba e Biruta)(?)
Alcunha: Glorioso

Há uma pequena referência aos cães na página inicial, porem há uma seção do site dedicada aos símbolos. Aqui vão os textos na íntegra:

Manequinho
Atualmente, em frente à sede de General Severiano, há uma estátua apelidada de "Manequinho", que faz parte do folclore alvinegro. Tombada em 2002 como patrimônio cultural, representa, de maneira bem-humorada, um menino urinando. É uma reprodução da estátua Manneken Pis, da Praça de Bruxelas, na Bélgica. Com um metro de altura, foi esculpida, originalmente por Belmiro de Almeida, em 1908, e esteve instalada na Praça Marechal Floriano, no Rio de Janeiro, até 1927. Nessa ocasião, foi transferida, por ser considerada um desrespeito aos bons costumes, para a Praia de Botafogo, próxima à sede do Botafogo Mourisco Mar. A imagem passou a ser associada ao Glorioso quando, na comemoração do Campeonato Carioca de 1957, um torcedor vestiu a scultura com a camisa do Botafogo. Os alvinegros, então, passaram a considerá-la um símbolo do clube. Em todas as conquistas de títulos, o Manequinho recebe carinhosamente um uniforme do time.


Biriba e Biruta
Outro mascote reconhecido pelo Botafogo é o cachorro. Sua origem está no mandato do então presidente, e muito supersticioso, Carlito Rocha. O pequeno cachorro de nome Biriba, que pertencia ao zagueiro botafoguense Macaé, foi considerado um dos símbolos da conquista de maneira invicta do Campeonato Carioca de 1948. O vira-lata alvinegro foi levado por Carlito a todos os jogos do Botafogo na competição e em 19 partidas foram 17 vitórias e apenas dois empates, encerrando um jejum de 13 anos sem conquistas e fazendo com que a torcida botafoguense ganhasse o apelido de "cachorrada". Atualmente, dois mascotes caninos são presenças garantidas nos jogos em que o Fogão é o mandante no Stadium Rio! Biriba e Biruta sempre estão presentes para animar a garotada alvinegra! 

Ceará

Mascote: Vovô(Vozão)
Alcunha: Idem

No site oficial há referências ao "Vovô", assim como a o link para a página onde há informações sobre o mascote. Aí há duas versões para a história do mascote: uma diz que é por conta de o Ceará ser o clube mais antigo do estado. Porém há outra que relata que meninos alvinegros jogavam no campo do Ceará e o presidente do clube de então passou a chamá-los de "meus netinhos" e assim o apelido pegou.

Corinthians

Mascote: Mosqueteiro e para alguns São Jorge.
Alcunha: Timão

No site oficial não há exatamente nada a respeito em relação ao mascote do time. Quanto ao “Timão”, aparece algumas vezes. Mas segundo a pesquisa que fiz, a idéia do mosqueteiro tem duas versões. Uma diz que o Corinthians em seus primórdios ia participar da Liga Paulista de Futebol contra times que tinham os 3 mosqueteiros como símbolo. Como o Corinthians conseguiu a vaga para esse torneio, passou a ser o quarto mosqueteiro. Outra versão dá conta de que o Corinthians ao vencer seu primeiro jogo internacional, um jornalista afirmou que o time tinha jogado com “fibra de mosqueteiro”. Assim o apelido pegou.

Coritiba

Mascote: Coxa
Alcunha: Vovô Coxa

Logo na primeira página há uma figura com a opção “conheça o nosso mascote”. Ao clicar ali uma página muito interessante é mostrada, com muitas informações relevantes. Lá diz que o “vovô” é uma figura real, Max Kopf, torcedor símbolo quando da fundação do clube, que aparecia sempre fumando um cachimbo. Na década de 50 foi feito um concurso para  eleger o mascote e um simpático velhinho foi escolhido. Já o apelido “coxa” também remonta aos  tempos de fundação do clube. Nessa época a maioria dos jogadores eram de origem alemã e os torcedores rivais chavam-os de “Coxas Brancas”. Num primeiro momento, os torcedores e a diretoria do Cortiba não gostou nada disso, porém posteriormente esse apelido foi incorporado ao time. E depois foi incorporado ao mascote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário