terça-feira, 8 de junho de 2010

Dilma: O Avatar de Lula

Nesse momento na política brasileira vemos algo interessante que nem mesmo Aristóteles ou Maquiavel previram: vemos um presidente tendo um avatar de si prórpio.

Explico.

Já perceberam que onde a pré-candidata(será que ainda é "pré"?) Dilma Rousseff(ainda não aprendi a escrever direito esse nome, tive que recorrer ao Google. Parece até Kubit..., que até hoje ainda não sei escrever, sempre uso com meus alunos "JK") está se fala do Lula e vice-versa. Algumas vezes a própria se refere ao mesmo, às vezes algum jornalista faz uma pergunta, mas de qualquer forma a temática não muda. O fato de atrelar demasiadamente o candidato ao governo anterior não é novo e pode ter implicações sérias. Eu como bom historiador (ou quase isso) vejo muitas semelhanças com o ano de 2002, quando FHC tentava eleger seu sucessor. Vamos a elas:

Assim como hoje, Serra não era um sucessor "natural" de Fernando Henrique Cardoso. Quando Lula se elegeu, pensou-se em José Dirceu ou José Genuino como seu sucessor natural. Por motivos que não merecem ser ditos essa idéia ficou de fora.

Assim como hoje, foi atribuído a Serra um grande feito. Ele era o "Ministro dos Genéricos". Hoje, Dilma é "conhecida" como a "Mãe do PAC".

Porém , há uma diferença básica: O governo FHC terminou seu mandato com 34% de rejeição ao passo que outros 35% acreditaram que foi um governo regular e apenas 26% disseram que foi ótimo/bom, segundo pesquisa do Datafolha(não consegui colocar o link aqui). Os motivos que levaram a população a avaliar dessa forma não vem ao caso agora.

Já no governo Lula, segundo o mesmo instituito de pesquisa, 76% da população aprova o governo do atual presidente, enquanto que outros 19% o classificam como regular e 5% acham que o mandato de Lula é péssimo.

Diante destes dados poderíamos afirmar: "Ah então a Dilma ganhou". Calma lá cara-pálida. O mesmo Datafolha mostrou que os dois pré-candidatos então rigorosamente empatados e há uma série de fatores relevantes, como o papel de Ciro e Marina nesse contexto. Outro ponto importante diz respeito ao comportamento do eleito ao saber que o governo antecessor está com uma grande aprovação. Mas esses são assuntos para as próximas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário