domingo, 26 de setembro de 2010

Balanço da eleições

Depois de um bom tempo sem falar sobre o assunto, vou falar das eleições. Isto porque falta apenas uma semana pra se realizar o primeiro turno. Passou rápido?

Enfim, desde praticamente agosto estamos neste clima pouco ou muita coisa aconteceu, depende do ponto-de-vista. Para petistas nada abalou a campanha de sua candidata, mesmos os escândalos envolvendo a então ministra da Casa Civil. Já para tucanos, os últimos dois meses foram bem agitados nesse sentido, pois os fatos supra-citados e as denúncias de quebra de sigilo determinaram os rumos da campanha de seu candidato a presidente.

Em minha opinião esse rumo foi equivocado. Ao salientar estes escândalos do governo, perdeu-se o foco principal das eleições, qual seja, discutir idéias.

É importante salientar também a figura de Marina Silva que praticamente estava alheia a toda essa discussão perpetrada pelos outros candidatos. Realmente sua candidatura demonstra uma nova forma de se fazer política, como ressaltou também Zuenir Ventura em um dos seus artigos do jornal O Globo.

Já quanto à Câmara dos deputados, podemos ter algumas caras novas, especialmente oriundas do estado de São Paulo, onde figuras no mínimo exóticas são candidatos, a saber: Tiririca, Maguila, Kiko do KLB, Ronaldo Esper, Marcelinho Carioca, etc. Entretanto, este fenômeno não é restrito a São Paulo. No Rio de Janeiro temos candidatos ligados ao movimento funk, como Tati quebra barraco, Mulher Melão e a já deputada Verônica Costa. Há candidatos também ligado ao futebol, como Romário e Eurico Miranda.

Algumas pesquisas apontam que cerca de 64% das pessoas ainda não sabem em quem vão votar para deputado. Este é um dado alarmante, pois a possibilidade de escolher "qualquer um" aumenta. No entanto, Tiririca em SP e Garotinho no RJ lideram as pesquisas de intenção de voto para Deputado Federal nos respectivos estados.

Portanto, parece que o povo em geral está "aprendendo a votar". Isto se deve em parte pela boa campanha de conscientização realizada pela Justiça Eleitoral, setores da sociedade civil que fazem o mesmo trabalho e ao próprio nível de instrução da população que aumentou.

Semana que vem veremos se realmente tudo isto se concretiza.

2 comentários:

  1. Assitiu o debate, ontem?
    Então, fiquei mais confuso ainda.
    Não sei em quem votar. Pensei na Marina, mas talvez vote no Serra por não querer a Dilma.
    O mais assustador é que, toda vez que eu puxo assunto sobre política com alguém, recebo respostas com desdém. Ninguém por aqui tem informações e conhecimento sobre o que realmente importa esse próximo fds. Triste.
    Decepcionante.

    PS: Continue falando sobre política.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gosta desse assunto Jones, vou postar mais...Marina é uma boa candidata mesmo, tem futuro...

    ResponderExcluir